TODOS NA LUTA CONTRA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

O racismo tem sido discutido a nível mundial. Mas afinal, o que é discriminação racial?


“Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”


O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.


As Nações Unidas pediram medidas abrangentes dos Estados para combater o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a intolerância.

Este 21 de março marca o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial sob o lema Promover a tolerância, a inclusão, a unidade e o respeito pela diversidade no contexto do combate ao tipo de distinção.




O Brasil continua registrando episódios e números que reforçam a necessidade de ampliar a discussão sobre racismo. Mapa da Violência de 2012 demonstra que, enquanto o número de vítimas brancas de homicídio caiu 27,5%, entre 2002 e 2010, o número de vítimas negras no mesmo período teve crescimento de 23,4% – o que evidencia a maior vulnerabilidade da população negra, principalmente os jovens.




2 visualizações

Endereço

Avenida 3 de Julho - Quadra 6 Lote 6

Contato

(62) 3339-1198

Parceria

novalog2017-2020 (2).png

©2020 por CREAS Florescer de Cocalzinho de Goiás
Administered by MF Holding's