POPULAÇÃO MIGRANTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA



Vivemos um momento caótico em virtude da pandemia do novo coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19. Este vírus foi inicialmente detectado na China e espalhou-se pelo mundo, atingindo todos os continentes e isolando milhares de pessoas e vitimando tantas outras.

A pandemia nos revela que vários são os desafios a serem enfrentados pelas nações do mundo inteiro no que diz respeito ao controle da disseminação da doença, a capacidade de atendimento dos hospitais e das equipes médicas e os efeitos nocivos para a economia mundial quando esta maré recuar e nos possibilitar respirarmos com um pouco mais de tranquilidade.

Uma das questões que devemos levantar e que nos últimos anos tem sido manchetes de jornais, revistas e de noticiários televisivos é a questão dos fluxos migratórios: o que muda e como enfrentar o coronavírus?

A mobilidade humana e os fluxos migratórios sofreram uma grande paralisia por conta dos controles de entrada e saída de pessoas, o fechamento de fronteiras e a diminuição dos meios de transporte.

Frente à esta situação vários refugiados, que estão espalhados em campos mundo afora, escancaram as deficiências da possibilidade de controle do vírus. Condições precárias de vida e de higiene, aglomeração de pessoas, saúde fragilizada em decorrência de alimentação pobre em nutrientes são condições mais do que favoráveis para a disseminação de várias doenças, mas sobretudo neste momento, da Covid-19. Some-se a isso a impossibilidade de muitos terem acesso ao sistema de saúde do país em que estão refugiados.


Desse modo, brasileiros, imigrantes e refugiados também vivem em comunidades, em ocupações e muitos estão em situação de rua, desprovidos de acesso à água potável e saneamento básico, o que agrava ainda mais as condições mínimas de higiene e de cuidados com a saúde.

Por Priscilla Pachi - https://migramundo.com/migracoes-e-um-novo-desafio-face-a-pandemia-do-coronavirus/

2 visualizações

Endereço

Avenida 3 de Julho - Quadra 6 Lote 6

Contato

(62) 3339-1198

Parceria

novalog2017-2020 (2).png

©2020 por CREAS Florescer de Cocalzinho de Goiás
Administered by MF Holding's